Dicas para lavar o cabelo corretamente

Dicas para lavar o cabelo corretamente

Cabelos cacheados, lisos, ondulados, crespos. Não importa o tipo de cabelo, aprender como lavar da melhor forma é super importante para o cuidado diário com os fios. Dependendo de como a lavagem é feita, além de limpar, ela pode ajudar – ou até mesmo prejudicar – a saúde das madeixas e do couro cabeludo.

Para não correr esse risco, é preciso conhecer bem o seu tipo de cabelo para escolher qual o melhor jeito para cuidar dos seus fios. Confira essas dicas de como lavar o cabelo e deixe-o com brilho e movimento incrível!

1 – Frequência de lavagem

Segundo Guilherme Cassolari, especialista em cabelo da Natura, o mais indicado é lavar o cabelo em dias alternados. Lavar pouco pode deixar o cabelo oleoso e, consequentemente, levar à queda dos fios. Já o excesso de lavagens pode ter a mesma consequência, pelo efeito rebote.

Mulheres que possuem cabelo comprido e não têm tempo de secá-lo podem lavar a cada dois dias, segundo o expert. Mas a frequência exata deve estar de acordo com a rotina e o tipo de cabelo de cada mulher.

Quem tem cabelo crespo, por exemplo, precisa espaçar ainda mais as lavagens, pois o shampoo se usado demais, agride a estrutura desses fios tão frágeis. Teste diferentes espaços entre as lavagens e veja como seu cabelo se comporta melhor.

2 – Escolha dos produtos

Outra dica do cabeleireiro de como lavar o cabelo para manter os fios saudáveis e bonitos é sempre utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo. “Não usar o shampoo e o condicionador ideais é um dos erros mais comuns”, fala Cassolari. “Aplicar os itens certos suprirá a necessidade desse cabelo, seja cacheado, descolorido ou quimicamente tratado.

Como muitas mulheres têm mais de uma necessidade capilar, você também pode ter duas duplas de shampoo e condicionador no boxe e revezá-los. Além de cuidar em duas frentes, seu cabelo vai responder melhor a cada tratamento.

3 – Temperatura da água

Altas temperaturas danificam a fibra do cabelo e têm impacto até no resultado da finalização dos fios. E não é só na hora da secagem, a água do chuveiro também atrapalha. Use a água mais fria que você suportar, mas se não conseguir tomar todo o banho com ela, ao menos dê, literalmente, um banho de água fria no cabelo no fim da lavagem.

4 – Massagem

Quando a gente pensa em lavar o cabelo no salão, já sabe que cada ponto do couro cabeludo terá atenção especial. Se não der para fazer isso em todas as lavagens, tente massagear bem todo o couro cabeludo pelo menos uma vez por semana. Mas nunca use as unhas, apenas a ponta dos dedos. Aproveite esse ritual semanal para aplicar um shampoo de limpeza profunda.

Saber como lavar o cabelo é importante para manter a saúde dos fios em dia. Nem sempre lavá-lo  todos os dias é a melhor opção, por isso conhecer as necessidades do seu tipo de cabelo pode te ajudar a conhecer a frequência de lavagem ideal para você.

Deixe um comentário