Dicas pra evitar o cabelo ressecado

Dicas pra evitar o cabelo ressecado

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho – inclusive, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

1º Cuidados na lavagem do cabelo

A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. “Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos”, afirma a dermatologista Tatiana. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.

2º Dê um tempo no secador e chapinha

O calor desses aparelhos pode piorar o problema do ressecamento dos fios, por isso o indicado é que eles sequem naturalmente.

3º Invista nas ampolas de hidratação

Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. “Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas”, afirma Luciano. Quando usar ampolas, abra mão do condicionador, e vice-versa.

Além disso, as ampolas não devem ser misturadas a xampus, condicionadores e cremes de hidratação. “Isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios”, afirma Luciano Barsanti.

4º Mantenha uma rotina de cortes

Com a perda da umidade, o comprimento dos fios fica muito danificado, especialmente nas pontas. Por isso, procure cortar o cabelo sempre que observar que elas estão ásperas e quebradiças, evitando as pontas duplas.

Quando todo o comprimento das mechas está saudável, os fios conseguem aproveitar melhor os benefícios das máscaras de hidratação e nutrição, pois seus ingredientes ativos são absorvidos de forma mais eficiente.

Deixe um comentário