Qual a importância de cuidar dos cílios?

A saúde dos cílios passa despercebida a maior parte do tempo. Esses pelinhos na ponta das pálpebras são essenciais para o bem-estar dos olhos, protegendo-os de poeira, insetos e outros objetos. O que muita gente não sabe é que eles podem sofrer com algumas doenças. Caspa, infecções e cicatrizes são só alguns dos problemas que podem afetar essa região do nosso corpo se não tivermos alguns cuidados especiais. Quer descobrir quais atitudes você deve tomar e qual a importância delas para a saúde dos cílios?

Lave os cílios

O frio, o alto consumo de gordura e até mesmo o estresse podem provocar o surgimento de caspas nos cílios. Para combater e prevenir essa condição, recomenda-se lavar os cílios diariamente com água ou produtos hipoalergênicos, como shampoo de bebê.

Retire a maquiagem

Se você gosta de usar maquiagem, deve sempre se lembrar de retirá-la antes de ir dormir. No final do dia ou depois da festa, sempre bate aquela preguiça, não é mesmo? Mas esse passo é essencial para a saúde da sua pele e dos seus cílios, prevenindo até infecções como o terçol. Prefira os demaquilantes hipoalergênicos para não correr o risco de irritar o olho e aplique-os com a ajuda de um pedacinho de algodão. Só não pode esfregar com muita força, porque isso pode acabar danificando os cílios.

Use óculos de sol

Já ouviu falar que os produtos para o cabelo devem ter protetor solar, principalmente durante o verão? Pois é, os cílios também são sensíveis à radiação não sendo aconselhável expô-los ao sol por muitas horas. Para protegê-los, então, é bom apostar em bons óculos de sol, que ofereçam proteção UVA e UVB.

Tenha uma dieta equilibrada

Uma dieta rica em frutas e vegetais dá ao organismo todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para funcionar bem, permitindo o crescimento de fios fortes e saudáveis — tanto na cabeça quanto nos cílios.

Vitamina B6 e seus benefícios para queda capilar

Neste artigo, vamos tratar de como ela pode ajudar na saúde dos seus cabelos, assim como formas de obtenção.

A poderosa Vitamina B6:

A piridoxina tem vários poderes para a saúde, não só dos nossos cabelos, mas, também, do nosso organismo. Um deles é atuar nos processos metabólicos do corpo, além da regulação hormonal, o que influencia, diretamente, no crescimento capilar.

O Vitamina B6 é importante, como mencionamos, na metabolização dos alimentos, transformando-os em energia. O composto atua, ainda, na melhora da circulação sanguínea do couro cabeludo que é, justamente, onde os fios nascem e crescem.

Como obter a vitamina B6?

A principal fonte é por meio da alimentação balanceada, rica em abacate, banana, nozes, legumes, carne, peixes, feijão, soja, batata, espinafre, milho e verduras.

Tais produtos são capazes de restabelecer a densidade capilar, além de promover a melhora do crescimento dos fios devido ao seu potencial de regenerar as células.

Dicas pra evitar o cabelo ressecado

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho – inclusive, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

1º Cuidados na lavagem do cabelo

A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. “Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos”, afirma a dermatologista Tatiana. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.

2º Dê um tempo no secador e chapinha

O calor desses aparelhos pode piorar o problema do ressecamento dos fios, por isso o indicado é que eles sequem naturalmente.

3º Invista nas ampolas de hidratação

Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. “Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas”, afirma Luciano. Quando usar ampolas, abra mão do condicionador, e vice-versa.

Além disso, as ampolas não devem ser misturadas a xampus, condicionadores e cremes de hidratação. “Isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios”, afirma Luciano Barsanti.

4º Mantenha uma rotina de cortes

Com a perda da umidade, o comprimento dos fios fica muito danificado, especialmente nas pontas. Por isso, procure cortar o cabelo sempre que observar que elas estão ásperas e quebradiças, evitando as pontas duplas.

Quando todo o comprimento das mechas está saudável, os fios conseguem aproveitar melhor os benefícios das máscaras de hidratação e nutrição, pois seus ingredientes ativos são absorvidos de forma mais eficiente.

Use chá no cabelo

Você sabia que podemos usar os chás para cuidar dos nossos cabelos? Cada um tem propriedades específicas, podem te auxiliar na redução da oleosidade, no crescimento e até para clarear o cabelo.

– Se o seu cabelo é muito oleoso, aposte no uso de chá de Urtiga, no chá de Canela e no chá Verde. Estes chás têm propriedades que equilibram o couro cabeludo, reduzindo gradualmente a oleosidade.

– Agora, se você tem o cabelo mais claro, o chá de Camomila e os chás Cítricos podem te ajudar a deixá-lo mais claro ainda.

A Camomila por si só é muito conhecida por ter esse efeito clareador dos fios e os chás cítricos iluminam o cabelo quando estão expostos ao sol.

– Se você é bem morena, mas gostaria de escurecer o seu cabelo sem o uso de tinturas, o chá de Sálvia, o chá de Henna e o chá Preto podem te ajudar.

Utilizando-os regularmente, você pode até conseguir escurecer o seu cabelo de forma semipermanente.

– Para quem sofre com a caspa, o chá de Sálvia e o chá de Manjericão são uma boa pedida.

Estas duas ervas possuem propriedades antibacteriana e também são hidratantes, ou seja, são ótimas para tratar o couro cabeludo que está com escamas e com caspa. Mas, atenção, o chá de Sálvia também tem propriedades de escurecimento do cabelo.

– Se o seu cabelo tem caído bastante, aposte no chá de Jaborandi, no chá de Bétula e no chá de Alecrim.

O chá de Jaborandi, por exemplo, tem altas propriedades que estimulam o crescimento dos fios e também para evitar a sua queda.

Por fim, para fazer seu cabelo crescer mais rapidamente, o correto é utilizar o chá de Alecrim, o chá de Jaborandi, o chá Verde e o chá Preto.

O alecrim, por exemplo, age como cicatrizantes e tem uma alta concentração de vitaminas e minerais, estimulando o crescimento e até prevenindo a queda do cabelo.

 

O que fazer para a tintura do cabelo durar mais?

Cabelos saudáveis e, consequentemente, bonitos fazem toda a diferença na beleza da mulher, não é mesmo? E quem optou por pintá-los, independentemente do tom escolhido, sabe que os fios necessitam de cuidados especiais para se manterem fortes, lindos e na cor desejada. Não adiantaria nada investir em uma nova cor de cabelo que ficasse bonita … Ler maisO que fazer para a tintura do cabelo durar mais?

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma sequência de tratamentos que oferecem a nutrição, hidratação e a reconstrução para fios 100% saudáveis. Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo: A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor … Ler maisO que é cronograma capilar?

Alimentos inimigos para os seus cabelos

Nada adianta realizar tratamentos e comprar os melhores produtos se você não cuidar da saúde e nem fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescer fortes e saudáveis. Além de ajudar a manter o corpo em forma e a saúde em dia, uma alimentação balanceada contribui ainda para se ter cabelos bonitos e brilhantes. … Ler maisAlimentos inimigos para os seus cabelos

4 dicas fáceis para manter seus cachos definidos

Se você tem cabelo cacheado, deve saber que não é todo dia que os cachos definidos são regra. Sempre há aqueles dias que os fios estão com uma aparência “amassada” ao acordar ou que o frizz tomou conta, o enrolado está muito ou pouco armado. Confira essas dicas que irão lhe ajudar a manter seus … Ler mais4 dicas fáceis para manter seus cachos definidos